Queridas Irmãs:
Do grego "brouxos" veio a palavra celta "brouxa", que significava "aquela que usa as plantas". Realmente, as bruxas eram como os "pajés" dos nossos índios: conheciam os segredos das plantas, faziam remédios, entravam em contato com espíritos (os "ancestrais" como chamavam) e eram sensitivas: tinham visões do futuro e do passado, enxergavam as auras das pessoas, faziam cirurgias espirituais, desobsessões... enfim, eram as "feiticeiras" das tribos que viviam naquelas terras (Portugal, Espanha...)
Quando o cristianismo se tornou a religião oficial dos romanos, os
padres começaram a reclamar da concorrência destas mulheres... Assim, acabaram iniciando toda uma campanha para desmoralizar estas líderes espirituais.
Foi assim que as bruxas ganharam a imagem que hoje ainda existe: mulheres feias, malvadas, que desgraçam comunidades inteiras, sugam a energia das crianças (aqui na ilha ainda existem as crianças "embruxadas"), voam em vassouras, adoram o demônio e tantas coisas absurdas que ainda ouvimos por aí...
Com a inquisição, muitas bruxas foram queimadas. Outras foram expulsas de Portugal e enviadas para o Brasil, onde continuaram com seus ofícios de parteiras, benzedeiras, curandeiras... E cá estamos nós, não é?
Blessed Be! )O(
Nenhum comentário:
Postar um comentário