Principais Dúvidas

Caras irmãs e amigos. Nesta página, respondo algumas das dúvidas mais comuns das jovens iniciadas ou dos interessados na Antiga Religião. Estejam livres para também fazerem suas perguntas, se desejarem, ou também colocarem seu ponto de vista sobre algum tópico de seu interesse! Escrevam para o e-mail meroppelux@gmail.com . Beijos a todos, e obrigada pelo carinho!


Os COVENs atualmente são compostos de homens e mulheres mas o seu não. A tensão sexual é o motivo que seu coven é feminino?

R.: Nosso trabalho em grupo já é tradicionalmente feminino há praticamente 50 anos, pois está bastante ligado aos antigos Mistérios Femininos. Trabalhamos a mulher, seus dons, ciclos menstruais, parto, sexualidade, casamento, direitos femininos... Coisas que não envolvem diretamente os homens, não fazem parte da sua vivência no dia a dia... Por isso mantemos nosso círculo restrito às mulheres! 

A nudez é uma necessidade na pratica do WICCA? Isto pode ajudar em processos de meditação, por exemplo? 

R.: Não é uma necessidade, mas uma escolha do próprio grupo. O importante é que os integrantes sintam-se à vontade. Muitas integrantes do nosso grupo às vezes preferem ficar vestidas (mas usam roupas o mais largas e leves possíveis) e participam normalmente das reuniões. É importante que todos sintam-se à vontade, para que a energia flua e os trabalhos tenham frutos! 
Se a nudez ajuda a meditação? Sim, se a pessoa souber curtir a nudez e a riqueza de sensações que experimentamos... Não, se a pessoa tiver sérias restrições à nudez e não tiver de bem com o seu corpo.
Tudo é relativo - nossas práticas não estão gravadas em pedra, como os 10 mandamentos!

Qual o motivo de colocar na internet as fotos de iniciações ou da família?

R.: A idéia veio dos sites naturistas, que também não se importam em mostrar fotos divulgando seu estilo de vida, sua filosofia. O objetivo é justamente mostrar que a nudez ritual existe, não é um tabu, algo vergonhoso que deva ser escondido. É algo tão bonito quanto as vestes pomposas da igreja católica ou dos trajes rituais do Candomblé, por exemplo.
É claro que procuramos respeitar as integrantes - algumas acham divertido ou importante aparecerem nas fotos, outras são mais reservadas. Também evitamos tirar fotos dos rituais em si - apenas dos preparativos e ensaios
Estamos, enfim, divulgando nossa filosofia, semeando para que outros grupos possam também vencer preconceitos e colocar em prática a nudez ritual, sem medos ou culpas!

Quando eu vi algumas fotos me senti atraído sexualmente, elas são muito bonitas, mas me atraem, acho delicadas e meigas.Ficar atraído sexualmente demonstra imaturidade? Realmente este fato me deixou com vergonha mas a vergonha não tirou a vontade sexual!

R.: Nenhum homem é imaturo por sentir atração sexual por uma mulher nua! É muito natural!!! Lembre-se que a sensualidade, a atração, a sedução, fazem parte da Antiga Religião (e foram responsáveis por muitas das barbaridades que a Igreja divulgava a nosso respeito). A sexualidade, a fertilidade, faz parte da vida. A celebramos, a honramos... Muitos dos ensinamentos que passamos às novas gerações envolvem o amor ao corpo, ao gostar de si, a encontrar seus encantos e sua sensualidade. Uma verdadeira bruxa sempre será sensual, aprende a encantar as pessoas com seus gestos, seus movimentos, seu perfume, suas palavras... Uma bruxa sabe da importância do prazer e da sexualidade para sua vida e para seu parceiro. No cristianismo, o sexo muitas vezes é reduzido à procriação. Na Wicca, o sexo é vida, é purificação do corpo, é movimento de energias, é saúde e... é tantas coisas boas, lindas e divinas que não há como sentir vergonha com isso!
Lembre-se que, na Antiga Religião, Deus é feminino. Nós, mulheres, somos Deus feito carne, um reflexo da perfeição divina... Antigamente, pecado era um homem não sentir admiração por nossa condição de mulher!

Você pode me indicar literaturas ou me passar algum estudo que não seja secreto a respeito do plantio de ervas usadas para banhos?

Se você for esperto, procure fazer o que fazemos: buscar menos literaturas e mais a sabedoria dos antigos. Nossos avós, as benzedeiras, os curandeiros, aqueles que realmente sabiam ver e compreender os segredos da natureza! Por quê? Porque a natureza tem marcas diferentes em cada lugar, as energias mudam... É fácil saber a composição química de uma planta, seus princípios ativos... isto você pode achar facilmente em qualquer lugar - até na internet! Mas o verdadeiro conhecimento, o conhecimento sutil, este não pode ser escrito (por isso ele é "secreto", só pode ser aprendido com o contato direto). A gente só consegue saber vivenciando - ainda mais que cada região, cada lugar, tem energias diferentes, que afetam suas plantas e influenciam os efeitos da magia. Por isso, meu amigo, é tão importante estar em contato com os antigos habitantes do lugar. Apenas eles são capazes de compreender a natureza que o cerca!

O que a Wicca acha do bissexualismo e da masturbação? 

Na Wicca, consideramos a bissexualidade como o estado natural do ser humano (afinal, somos espíritos encarnados, e espíritos não tem gênero). Mas por questões de afinidade, compreendemos que cada um tem preferência por homens ou mulheres, assim como preferem pessoas baixas ou altas, gordas ou magras, pele clara ou escura... Enfim: gostos não se discutem, e cada uma de nossas irmãs tem liberdade de se envolver com homens ou mulheres (ou mesmo não envolver-se com ninguém), conforme se sentirem melhor! De qualquer forma, filosoficamente tanto a homossexualidade quanto a heterossexualidade, para a Wicca, é uma forma limitada de encarar a sexualidade humana, e estimula apenas parcialmente nossa energia sexual...

A masturbação na Wicca é algo extremamente natural: temos o dever de conhecer nosso corpo e propiciarmos prazer a nós mesmos. Muitos exercícios que fazemos, individual ou em grupo, envolvem a estimulação sexual de si ou de uma parceira: a energia fica mais intensa, os chakras se abrem, as energias estagnadas se dissolvem... A excitação sexual é uma das maneiras mais fáceis de atingirmos o estado mental perfeito para realizarmos ótimos rituais, e não há nada de errado, pelo ponto de vista da Antiga Religião, de fazermos isso!

Como a Wicca vê a magia sexual?

O uso da estimulação sexual com fins mágicos varia muito conforme cada grupo wiccano, dependendo da forma que seus membros estejam inibidos pela moral judaico-cristã. Para compreendermos a sexualidade na Antiga Religião, temos que deixar de lado toda a visão moderna e seus preconceitos sobre o assunto.
Na pré-história, depois que as pessoas perceberam a relação do sexo, com suas intensas sensações, e a geração de novas vidas, concluiu-se que o sexo era a mais poderosa energia que os humanos podiam experimentar.
Nas culturas pagãs, o sexo era considerado saudável, natural e desejável. Nenhuma mulher era degradada por expor sua sensualidade, nem por ter desejos sexuais. Sacerdotisas praticavam sem culpa a prostituição sagrada nos templos, em ritos de fertilidade milenares! 
Não se esqueçam de que limitar o sexo à procriação é tipico da moral cristã. Para os antigos, o sexo ia muito além disso: era uma expressão amorosa entre as pessoas, uma forma aceitável de compartilhar prazer e desejo... E tanto a heterossexualidade quanto a homossexualidade eram perfeitamente naturais!
Além disso, o sexo tinha sua função sagrada. Em rituais mágicos, o sexo era a principal fonte de energia para fortalecer o rito. Por isso a nudez, a excitação, a sensualidade... eram fatores presentes nos cultos e celebrações. Uma sacerdotisa, deitada ao centro do círculo completamente nua, servia de altar. Durante o rito, era ativado o Triângulo Mágico da Manifestação - isto é, eram estimulados pelo beijo os mamilos e o clitóris da sacerdotisa, cuja excitação provocava intensos efeitos em seu corpo e seu campo energético - efeitos usados pelo grupo no próprio ritual...
Bem, vemos como antigamente a sexualidade era algo muito diferente de hoje. Podemos compreender como os cristãos ficavam chocados ao verem cenas assim nos antigo rituais nas florestas - e aí surgiram as lendas das bruxas fazendo orgias demoníacas e coisas do tipo... Este conceito cristão foi tão difundido que, mesmo hoje, muitos grupos wiccanos evitam usar a magia sexual, preferindo representar a sexualidade pelos símbolos do punhal e do cálice....
Enfim, cada grupo segue conforme sua consciência. Mas, como sacerdotisa, reconheço que a sexualidade simbólica jamais alcança, em termos energéticos, os efeitos da verdadeira magia sexual!

5 comentários:

  1. Li que skyclad faz parte da tradição Wicca Gardneriana. Isso procede? A tradição que seguem é qual? Alguma específica ou seu círculo é eclético?
    Estudo wicca solitariamente desde minha pré-adolescência. Não que queira, mas em minha cidade não há muita gente experiente assunto. Hoje tenho 27 anos, ainda estudo Wicca, mas não me sinto sábia suficiente para me auto-iniciar. A auto-iniciação em si não me agrada, já que tenho em mente que através de um circulo poderemos concentrar muito mais energia e aprender bem mais com a convivência em grupo.
    Gostei de ver que em seu blog você defende a quebra do tabu da nudez. Também não vejo razão na vergonha ou castração do corpo, do erotismo e do sexo.
    Aguardo sua resposta.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Verônica: certamente nosso círculo é eclético, já que evitamos nos basear em autores e escritos. Dizemos que a Natureza é a Grande Mestra, pois é através da meditação e comunhão com as energias da natureza que aprendemos suas leis. É uma tradição de família nossa e das outras meninas do círculo, todas iniciadas por suas mães e avós... Isso inclui também a nudez: não fazemos porque Gardner defendeu o skyclad. É também uma tradição entre nossas antepassadas, ainda do século XIX, ou mesmo antes!

      Excluir
  2. Oi Meroppe Lux, adorei seu blog!!!
    Gostaria de saber se você tem um grupo. Sou de São Paulo e gostaria de mais informações.

    Um abraço,
    Silvia.

    ResponderExcluir
  3. APESAR DE SER MUITO TIMIDA E VEGONHOSA ME SENTI EM CASA. VOCE E ABENCOADA POR TER HERDADO DE SUA FAMILIA UM LEGADO GLORIOSO.E MELHOR COMPARTILHAR COM OUTRAS PESSOAS CRECENDO E FAZENDO CRECER.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muita curiosa e empolgada pelo fato de abordarem o contato com a natureza e com o corpo de forma natural.
    Gostaria de conhecer mais e participar.
    Abraços. :)

    ResponderExcluir